quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pirenópolis - Goiás - Brasil

A primeira parada deste tão famoso blog (mentira!) vai ser em Pirenópolis, interior de Goiás, localizado à 128 km da capital, Goiânia.

Conhecida como a cidade preferida do pessoal alternativo, da paz, que não lava os cabelos e que usa de produtos naturais para fazer viagens alucinantes (ahaaaaam!), este lugar pacato se mostra muito familiar para quem o visita pela primeira vez! Rodeado por belas paisagens e com inúmeras cachoeiras é uma ótima opção para quem quer sossego, gosta de contato com a natureza e se anime a fazer algum esforço físico para conseguir chegar até qualquer cachoeira bacana.
Para quem se lembra (fãs da Sandy & Júnior apenas) da novela protagonizada pela Sandy, Estrela Guia. Tal sucesso televisivo usou uma cachoeira, em especial, e alguns outros locais da cidade em questão como set de filmagem. A famosa cachoeira da Sandy, cachoeira do Abade, é realmente bonita e, curiosamente, foi a única cachoeira que eu entrei que a água não era congelante, assim, é a minha preferida!
Boa parte das cachoeiras estão localizadas dentro de propriedades privadas e, é claro, temos que tirar um dinheirinho do bolso para andar no sol quente e tomar banho em uma água gelada, mas o visual é bem legal e o contato com a natureza é bem interessante.

Cachoeira da Sandy

Outro ponto legal da cidade é a Rua do Lazer, onde existem vários restaurantes que servem de pratos mais sofisticados à espetinho, além da famosa pizza quadrada de Pirenópolis (que é muito boa por sinal). Durante o dia a rua funciona como rua, mas vai chegando a tarde e os bares tomam conta, colocando suas mesas e cadeiras no meio da rua mesmo, deixando apenas um corredor para o trânsito das pessoas. Depois das 19 horas a rua já está lotada de famílias, amigos, casais e gente que não lava o cabelo, todos na mesma harmonia!
Rua do Lazer

Pra ficar existem várias pousadas e hotéis, que vão do maior requinte ao menor preço e sofisticação. Em minha primeira passagem por lá nós, minha namorada e eu, ficamos na Pousada Vila do Comendador, distante uns 2 km da cidade, mas saímos de lá apenas uma vez, pois lá é realmente muito bom. Piscina ótima (gelada pra c...), restaurante, ótimo quarto (existem quartos de vários tamanhos e tipos, até com piscina individual), café da manhã bem variado, e muito tranquilo. Porém, sempre há um porém, é um pouco caro e não aceita cartão de crédito, nem de débito, nem de visita, nenhum cartão. Como eu sou estudante e pobre, agora fico em uma outra pousada, esta dentro da cidade, chamada Pousada Mandala, que não fica atrás em tranquilidade e muitas famílias se hospedam lá. É menos sofisticada e requintada? Sim. É pior? Não. Os quartos são bons, camas ótimas, café da manhã sortido e aceita cartão, divide em até 3x, pra mim isso é a maior vantagem!

Vila do Comendador

Pousada Mandala

Existem mais pontos turísticos, como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário que pegou fogo em 2002 e foi reconstruída, e muitas lojas de artesanato, jóias e todo tipo de produto que você imaginar!

- E no fim das contas Breno, qual a moral da história?

Bom jovem mancebo, no fim das contas a verdade é que Piri (para os mais íntimos) é uma cidade super calma, ainda possui muitas características de cidades antigas, como algumas casas que ainda mantém a estética colonial, possui restaurantes com ótimos pratos, o preço é bom e você encontra todo tipo de gente lá, de crianças à idosos, de todas as tribos, e cada um na sua! É um ótimo lugar para quem quer descansar dos dias desgastantes das grandes cidades e ainda conhecer belas paisagens. 

Igreja Matriz, vista da parte mais alta da Rua do Lazer



2 comentários:

  1. Gostei! Desse jeito vc substituirá o Bruno de Luca no programa Vai para Onde? (MultiShow).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, mas não quero chegar a tanto, só se pagarem bem!

      Excluir